Materias

CRISTÃO PODE SER DEPORTADO PARA SUA TERRA NATAL

 

Cristãos eritreus

 

 

 

 

   Diante de uma possível sentença de morte, Eyob Mussie, um cristão refugiado que vive na Arábia Saudita, foi informado de que será enviado ao seu país de origem, a Eritreia, uma nação onde os refugiados que retornam sofrem, muitas vezes, com a prisão, tortura e até a morte.
   Mussie foi preso na Arábia Saudita em fevereiro do ano passado, sob a acusação de proselitismo, um crime que acarreta a pena de morte na Arábia Saudita. Mas, embora tenha conseguido escapar da punição, agora ele certamente irá sofrer maus tratos ou até coisas piores, se ele for repatriado à Eritreia.
   O presidente eritreu, Isiais Afwerki, governa a Eritreia, uma nação onde os cidadãos são rotineiramente submetidos a prisões arbitrárias e indefinidas, com torturas e trabalho forçado. Cerca de 3 mil cristãos estão presos sem ter sido acusados formalmente; alguns foram mantidos presos e sem comunicação durante meses.
   “Nós elogiamos o governo saudita por ter poupado a vida do senhor Mussie”, disse Andrew Johnston, diretor da advocacia da Christian Solidarity Worldwide. “No entanto, deportá-lo para a Eritreia significa que ele teve uma morada provisória antes de voltar para sua terra natal, onde as autoridades certamente irão sujeitá-lo a tratamentos cruéis e desumanos”, disse Johnston.
   “Como signatários da convenção da ONU contra torturas e outros tratamentos, e penas cruéis, desumanas ou degradantes, pedimos à Arábia Saudita que não envie de volta à Eritreia o Sr. Mussie, pois é um país que muito provavelmente não o tratará bem. Estamos analisando outros países e alternativas para a proteção do Sr. Mussie,” concluiu Andrew Jonhston.

 

 
 
 

Fonte: Worthy Christian News

 

Tradução: Lucas Gregório


 

 
 

= = = = = = = = = = = = = = = = = = =

COMEÇA UMA NOVA ONDA DE PRISÕES DE CRISTÃOS NA ERITREIA    

 

   As autoridades da Eritreia renovaram a sua campanha de detenções aos cristãos encontrados orando ou suspeitos de praticarem a sua fé. Nos últimos dois meses cerca de 90 cristãos foram presos levados de seus de lares, além da capital, Asmara e também da Faculdade de Tecnologia Mai-Nefhi.
   Em maio 64 cristãos foram presos em Adi Abeyto, uma aldeia perto de Asmara, e apenas seis pessoas desse grupo foram liberadas. Acredita-se que os outros estejam na 6ª delegacia de polícia em Asmara, onde foram levados inicialmente. Porém os cristãos podem ter sido levados para a prisão de Me"eter.
   No dia 2 de Junho de 2011, um grupo de 26 estudantes universitários foram presos na Faculdade Mai-Nefhi e há duas semanas os alunos permanecem sob custódia em um local não revelado. Fontes em Asmara acreditam que alguns  foram levados para a prisão de Me"eter.

Prisão & Mortes
   Me"eter é uma prisão militar remota, onde a tortura e o tratamento são extremamente cruéis são frequentes. Desde maio de 2002, pelo menos 12 prisioneiros de fé (2 mulheres e 10 homens) morreram sob custódia quando o governo eritreu começou a reprimir os cristãos não considerados dos “grupos de fé aprovados”. Três dos que morreram na prisão Me’ter: Mogos Solomon (30), Yemane Kahsai Andom (43) e Mehari Ghebrezghi Asgedom (43).
    Os motivos para a prisão dos estudantes universitários ainda não estão claros, mas em ocasiões anteriores as autoridades detiveram grupos iguais onde os acusavam de não estarem dispostos a participar nas celebrações do Dia da Independência. Os detidos em 2006 ficaram na prisão por quatro anos e depois foram expulsos da faculdade e convocados para o exército.
   A Release-Eritrea está preocupada com a segurança de todos os prisioneiros e pede a libertação imediata destes e de todos os outros prisioneiros de fé no país. Referindo-se a renovada onda de prisões o Dr. Berhane Asmelash, diretor do Release-Eritrea afirma que “é preocupante notar que os jovens são novamente alvo por parte das autoridades eritreias por praticarem sua fé de forma pacífica.” E complementa que “é triste notar que as autoridades do país continuam a tomar medidas ilegais contra os cristãos locais”.
   O diretor da Release-Eritrea  convoca os cristãos de todo o mundo a praticarem a fé para orar e advogar em nome de seus companheiros cristãos. “Eu também peço a todos os que são a favor da justiça para que denunciem essa negação desprezível dos direitos básicos para a prática de uma fé de forma pacífica", conclui. 

Tradução: Missão Portas Abertas 

FonteRelease Eritrea

 ==========     ==========

PRESBITÉRIO DO VALE DO PAJEÚ EMPOSSA O REVERENDO JOSÉ NAILTON 

Foi em clima de muita festa, o Rev. Edvan mebro do Presbiterio do Vale do Pajeú e Pastor efetivo da Igreja Presbiteriana de Afogados das Ingazeira, em cerimonial empossa o pastor Nailton por 3 anos. O mensageiro da Palavra de DEUS foi o nosso amado Presbítero Everaldo Marcial.

 

Rev. Edvan abre a solenidade

 

 

 

Entre os presentes todos os Presbíteros e o Pastor Flávio da Cidade de Iguaraci - PE

 

Um lindo cântico com amor e adoração ao SENHOR  pelo coral da I.P.A

 

 

 

 

 

A letita e adoradora irmã Beta sempre ao teclado regendo o coral

 

Dar-se inicio a solenidade

 

Perguntas ao amado Rev. Nailton

 

 

 

 

 Depois de empossado oração pelo Pastor, Esposa assim como pelo seu ministério

 

Assim foi uma noite abençoada e cheia de alegria para o reino do SENHOR, que as ricas dádivas do DEUS sejam sobre a Igreja Presbiteriana de Arcoverde bem como nosso Pastor José Nailton.

"Missões um estilo de vida"

= = = = = = = = = =      = = = = = = = = = = 

A 1ª CONGREGAÇÃO PRESBITERIANA DE ARCOVERDE RECEBE MISSIONÁRIO ADILSON

    O missionário Edilson com sua esposa Pâmela, residem na cidade do Recife e são da Igeja Presbiteriana em Beberibe. Ee visita a Arcoverde não só esteve presente na posse do Rev. Nalton Pastor efetivo da I.P.A. Mas no culto de quarta-feira, esteve juntamente com a esposa e familiares em nossa congregação. 

   Não poderia ser diferente, o referido ficou a cargo de ser o mensageiro da Palavra de DEUS.

 

  Miss. Adilson

 

A direita sua esposa Pâmela 

 

 Os amados irmão Oseias João e Ainto

 

Claro depois da mensagem uma foto papa lembrança.

Que o SENHOR esteja a cada dia abençoando a vida deste servo fiel e piedoso, assim como a sua família e ministério. 

 

"MISSÕES UM ESTILO DE VIDA"

 = = = = = = = = = =     = = = = = = = = = =

1ª CONGREGAÇÃO PRESBITERIANA DE ARCOVERDE PRJETO SEMEAR

 

 Miss. Márcio Brito

 

  Estamos maravilhados com os resultados que tivemos, estamos assistindo a mais de 6 famílias em suas casas, orando dando alimento espiritual. Nos cultos que que chamamos de "Culto de Colheita" que se realizam nos sábados as 19h30m no templo da 1ª congregação fomos agraciados com a conversão de 3 almas para o SENHOR JESUS, aleluia! O projeto SEMEAR mostra-se como um canal entre nós e as vidas em que tanto amamos. Que o SENHOR continue a abençoar nossos jovens e assim como a todos da Igreja Presbiteriana de Arcoverde, sem esquecer o Rev. José Nailton o autor do projeto.

Missionário Márcio Brito/MISSÕES UM ESTILO DE VIDA

 

Irmã Rita Já pronta e orgulhosa de ser uma semeadora do SENHOR!

 

Ensaiando o louvor!

 

 Momentos de descontracção

 

 Evangelismo sem barreiras sem idade, nosso alvo "novas almas para o SENHOR JESUS"

 

Porta a porta, de lar em lar

 

 

 

Coragem e intrepidez!

 

 Encontramos servas de DEUS em nossa caminhada!

 

Mais ruas

 

 Parando e convidando, verdadeiros servos do evangelho de CRISTO

 

 

 

Convicção e firmeza, servos!

 

 Porque não uma foto!

 

 

 

 Abençoando os lares, testemunhos, mini cultos e muita bênção de DEUS para nós e os que o SENHOR nos envia!

 

A palavra aqui nunca ficará sufocada, aleluia!

 

"MISSÕES UM ESTILO DE VIDA"

= = = = = = = = = =     = = = = = = = = = = 

 

O pastorcentrismo é uma doença que aflige muitas igrejas. Seus sintomas são comuns, mas o mais grave sintoma é que os membros se comportam como se tudo dependesse do pastor para ser realizado na igreja. Eis alguns deles: • Os crentes não tomam iniciativa por pensarem que isso não é sua obrigação; • Os crentes acham que não precisam levar uma vida espiritual conforme é exposto na palavra, por que acham que só o pastor é que precisa ser espiritual, os crentes pensam poder serem mais relaxados quanto a isso; • Os crentes não se dedicam ao evangelismo por pensarem que isso é tarefa do pastor; • Os crentes acham que não precisam manter uma vida de testemunho que honre ao Senhor, pois o pastor fazendo isso é suficiente; • Os crentes acham que não precisam ler a Bíblia, por que só o que o pastor fala é suficiente; • Os crentes acham que se fizerem tudo o que o pastor fala serão criticados na comunidade, o que só pode ser feito pelo pastor, e o querem como um mártir; O egocentrismo já tem alguns sintomas que são avessos ao pastorcentrismo. Neste caso os crentes acham que o eles devem ser o centro das atenções do pastor e da igreja em si. Alguns de seus sintomas são: • Os crentes querem mandar no que o pastor vai pregar, querem determinar que tipo de pregação deve ser feita; • Os crentes querem determinar como o trabalho deve caminhar e que o pastor deve se moldar aos pensamentos deles; • Os crentes querem mandar no pastor como se ele fosse seu empregado; • Os crentes querem manipular os trabalhos da igreja de forma que esses agradem ao seu gosto; • Os crentes querem determinar como deve ser o culto prestado a Deus;• Rejeita a disciplina; • Se preocupam mais com as suas necessidades do que com os afazeres do Reino.• Acham que não precisam participar de todos os trabalhos da igreja, só daqueles que sua sociedade interna promove. As duas doenças são graves e, se não tratadas seriamente, implicará na morte da igreja. A igreja não pode ser pastocentrica, nem egocêntrica, por que é Cristo quem deve ser o centro de todas as coisas. O culto, a obra, a pregação, o evangelismo, cada parte (se é que podemos dividir) da obra do Senhor, Ele mesmo já determinou como deve ser e quem deve fazer, e isso está na sua Palavra. A questão é que não há submissão à Palavra de Deus quando se detecta uma destas doenças. Se houvesse submissão à palavra, perceberiam que todos os crentes são responsáveis pelo andamento da obra; que todos os crentes precisam ter uma vida de relacionamento com Deus independente de seu pastor; enxergariam que todos os crentes precisam levar o evangelho às pessoas; que o testemunho de vida que honre ao Senhor é dever de todos; que ler a Bíblia é o alimento espiritual individual de cada um; perceberiam que a exposição da Palavra pelo pastor não é para se guardar no vago da mente, mas para se preencher todos os seus dias de atos baseados nessa exposição; notariam que devem ser humildes no ouvir da exposição da Palavra dada a autonomia do pastor na escolha do que vai ser ensinado, pois foi ele quem o Senhor vocacionou para isso; ver que o pastor é orientador e que as decisões da igreja não podem forçar a mudança de pensamento de seu líder local, mas que devem chegar a um consenso; cairiam em si e se envergonhariam de achar que o pastor é empregado da igreja, quando ele é servo do Senhor assim como os crentes; se calariam em querer transformar o trabalho da igreja em suas imagens, quando a igreja deve ser orientada pela Palavra; notariam que o culto não é para ser feito como se gosta, mas como está prescrito na Bíblia. Deixariam de pensar que a disciplina é uma perseguição pessoal do pastor para ver que isso é um cuidado com a saúde da igreja. Se acolhessem com mansidão a Palavra, prefeririam pormenorizar seus momentos egoístas de suas necessidades, em favor da obra de Deus. Deixariam de enxergar o trabalho promovido por outras sociedades como algo que exige participação apenas de quem promove, pois o foco, afinal de contas, deve ser Cristo. A igreja, ao longo de séculos, se deixou contaminar por estas duas doenças. Verdade que podemos ver que causou a desgraça de muitas igrejas locais e mesmo igrejas consideradas modelos no passado, e que hoje nem mesmo existem. Seus templos estão sendo vendidos pelo mundo afora para servirem de casa de shows e outras coisas tão ruins quanto. Tudo isso por que a igreja passou a ser pastorcêntrica ou egocêntrica e não Cristocêntrica . como nos lembra o autor de Hebreus em 12.2 “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus,” ou seja, Cristo deve ser o foco, o objetivo de toda a nossa vida. Ressalto a ideia de que se Cristo não é o centro de nosso foco, isso se torna uma idolatria, seja o pastor, seja o próprio ego dos membros o centro das atenções. Que a misericórdia de Deus esteja sobre nós.

 

 

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

 
 

A Igreja Anglicana de Inglaterra prepara-se para autorizar a ordenação de bispos homossexuais, segundo um documento tornado hoje público, antes do próximo Sínodo da igreja em Julho.O documento intitulado "ordenar bispos, a lei sobre a igualdade de 2010" defende que a orientação sexual não deverá ser tida em consideração na promoção de um padre a bispo e recomenda que a hierarquia da Igreja possa bloquear uma nomeação se ela "causar divisão e desunião na diocese" em causa.A Igreja Anglicana foi pressionada a esclarecer a sua posição sobre a ordenação de bispos homossexuais depois de Jeffrey John, padre celibatário e homossexual que vive com outro religioso, ter sido forçado a renunciar ao cargo de arcebispo de Reading em 2003. A Igreja Anglicana de Inglaterra voltou a rejeitar em Julho de 2010 a candidatura de Jeffrey John a bispo da diocese londrina de Southwark. Em setembro, o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, líder da Igreja Anglicana, disse "não ter problemas" com o facto de os bispos serem homossexuais desde que sejam celibatários.A Igreja Anglicana, que conta com cerca de 77 milhões de fiéis, nasceu de uma ruptura com a Igreja Católica no século XVI depois de o papa Clemente VII ter recusado conceder um divórcio ao rei de Inglaterra, Henrique VIII.Notícias Cristãs com informações do DNSOU ÉTICO! Cito as fontes. Copiado do Site Notícias Cristãs. Link Original: https://news.noticiascristas.com/2011/06/igreja-anglicana-autoriza-ordenacao-de.html#ixzz1QU6YPoiv Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 

 A 1ª CONGREGAÇÃO PRESBITERIANA DE ARCOVERDE FAZ VÍDEO-AULA NA E.B.D.

 

Como de costume, as crianças sempre tem sua participação no inicio da Escola Bíblica, o louvor geralmente fica a cargo delas, mas neste domingo dia 19 de junho tivemos para as nossas amáveis crianças uma EBD diferenciada.

 

 A irmã Denize professora das crianças leva vídeo para EBD, a criançada amou a ideia, depois do desenho da história de Moisés, elas não só decoraram o versículo da semana mas, muito foi comentado sobre o filme. 

 

    São essas iniciativas que levam as crianças a interagirem com a Palavra de DEUS, assim como aprender mais da história da Bíblia. 

    Que o SENHOR  esteja nos abençoando, iluminando assim como todos os que cooperam com a 1ª Congregação sem nunca deixar de lembrar nomes como da amada irmã Denize. 

"MISSÕES UMA ESTILO DE VIDA"

= = = = = = = = = =      = = = = = = = = = =     = = = = = = = = = =

 

 

 
 

 

 

CLÉRIGO É PRESO POR COMANDAR ATAQUE CONTRA IGREJA CRISTÃ

   Um tribunal da Indonésia condenou, nessa terça-feira, um clérigo a um ano de prisão por incitar centenas de pessoas a queimar igrejas e atacar a polícia.
    Em fevereiro, uma multidão de cerca de 1500 muçulmanos saqueou igrejas e um terço da cidade de Temanggung, na ilha de Java, pois queriam condenar um homem cristão à morte por ter insultado o Islã.
    Syihabudin, de 46 anos, foi condenado a castigo físico por chicotadas. A multidão dentro do tribunal começou a gritar e atiraram pedras contra os policiais.
    “Nós consideramos a sentença de um ano de prisão apropriada, porque ele foi considerado o incitador”, disse o juiz Edy Tjahyono.
   Tjahyono disse que a punição seria reduzida, porque ele já teria vários meses de reclusão antes da sentença final. O clérigo disse que irá recorrer da decisão ao tribunal. Após o jugamento, Syihabudin disse a seus companheiros que fossem para suas casas em paz.
    “Eu não estou aqui porque sou ladrão, eu estou aqui porque sou um defensor da religião. Por favor, não tomem esse veredito com algo ruim”, disse Syihabudin. Na semana passada, os juízes de Semarang condenaram 17 muçulmanos que tiveram conexão com a violência. As penas variaram entre 5 e 16 meses de prisão.
    A constituição da Indonésia garante a liberdade religiosa, mas os grupos de direitos humanos dizem que a violência contra as minorias, incluindo os cristãos, não deixa de existir.

Tradução: Lucas Gregório 
Fonte: Jakarta News

 

 

Indonésia (48º) - Leia também

19/12/2008

20/2/2007

16/2/2007

12/2/2007

15/4/2006

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

 

SEQUESTRO DE JOVENS CRISTÃS CAUSA TENSÃO RELIGIOSA    

 

 

 

   Este mês, a polícia de Sheikhupura (Paquistão) prendeu uma jovem cristã para que ela revele o paradeiro da equipe jurídica que ajudou a família, depois que uma influente família muçulmana sequestrou sua irmã e ela.
   A polícia também ajudou essa família muçulmana a atacar os parentes da jovem cristã e o grupo de advogados que está tentando ajudar a família dela.
   A Iniciativa de Comunidade de Desenvolvimento (CDI) foi prestar sua assistência jurídica à família de Sajid Ashraf Masih, que fugiu com uma jovem da família Gujjar, no mês passado, e isso levou os muçulmanos influentes a sequestrar as irmãs Masih, disse Asif Aqeel, diretor executivo da CDI.
   A CDI ajudou a negociar a libertação das duas irmãs cristãs e também no regresso do casal de fugitivos, para evitar conflitos religiosos na aldeia de Ghazi Minara. Aqeel e outros temiam que as tensões religiosas colocassem em risco a vida de 70 famílias cristãs que moram na região.
   Aqeel disse que os Gujjars apresentaram uma queixa à polícia sobre o rapto de sua filha, Saleha, e nomearam Rakhel Ashraf e outros três homens como os mandantes do crime, como tática de pressionar a polícia a recuperá-la.
   “A CDI não oferece suporte a qualquer cristão que foge com uma garota muçulmana à custa de lutas populares, mas, nesse caso, foram apenas representados Rakhel e seu primo Inderyas Masih, que tinha sido acusado falsamente pelo Gujjars”, disse Aqeel.
   Ele disse que a CDI conseguiu encontrar o casal que fugiu, que já haviam marcado o casamento, e os convenceram a retornar para Lahora, a fim de ajudar a resolver as tensões interreligiosas.
   “Os Gujjars são uma família muito influente na região, e eles vinham ameaçando repetir a carnificina que ocorreu em Gojra se a filha deles não fosse devolvida”, disse Aqeel. “Essa era uma situação grave para a família cristã e os outros cristãos da região.”

 

Tradução: Lucas Gregório 

 

Fonte: Christian Post

 

Paquistão (11º) - Leia também

29/12/2010

25/3/2010

7/12/2006

2/10/2006

11/7/2006

  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

A 1ª CONGREGAÇÃO PRESBITERIANA DE ARCOVERDE DÁ PONTA PÉ INICIAL

 

 

 

 

   A 1ª Congregação Presbiteriana de Arcoverde deu início a este projeto que teve como iniciativa o Rev. José Nailton da Igreja Central.

   Na sexta feira dia 10 de junho a mocidade juntamente com a SAF foram as ruas do bairro São Cristovão, evangelizando e levando a Palavra de DEUS em casas, comércios, etc. No Sábado as 19h30mim. Aconteceu o primeiro de culto de colheita.

   O missionário Márcio Brito ministrou juntamente com o Grupo de louvor da Igreja Presbiteriana Central. Após o culto houve um lanche para os convidados, agradecemos a todos os presentes e que o nosso bondoso SENHOR e Mestre continue a abençoar a todos os amados.


Fraternalmente em CRISTO JESUS, Miss. Márcio Brito.


A EVANGELIZAÇÃO

 

Primeiro as táticas

 

 Todos estavam focados nas instruções

 

 divisão de turmas

 

não faltou crianças

 

 

 

 Na rua

 

Jovens e crianças unidos para evangelizar

 

 

 

 São de beleza

 

 Casas

 

 

 

 

 

 Fabricas e outros

 

 

 

 

 

O CULTO

 

 Missionário Márcio Abre os trabalhos assim como foi o pleretor da noite

 

 A Igreja louva com o grupo de louvor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 A CONFRATERNIZAÇÃO

 

 

 Lanches e brincadeiras

 

 As crianças fizeram a festa

 

Famos tirar fotos.

 

 

 

 

 

Outras de surpresas

 

Rev. nailton e o Missionário Márcio

 

 E vamos comer

 

Nossos agradecimentos ao amado irmão Aldo, levita de DEUS e soldado do SENHOR JESUS.

OBS. Pedimos desculpas pela má qualidade de algumas fotos, pois em breve estraremos subistituindo-as, grato!

"MISSÕES UM ESTILO DE VIDA"

= = = = = = = = = =      = = = = = = = = = =

Todo Homem Natural Odeia Deus - R. C. Sproul

 

   

Se não somos verdadeiramente convertidos, com toda a certeza odiamos a Deus. A Bíblia não deixa margem para dúvidas nesse ponto. Somos inimigos de Deus. Juramos em nosso interior destruí-lo completamente. É natural que odiemos a Deus, assim como é natural que a chuva molhe a terra ao cair. Aqui nossa irritação pode transformar-se em raiva.

   Todos nós negaríamos veementemente o que acabei de escrever. Não encontramos dificuldade em reconhecer que somos pecadores e que não amamos a Deus como deveríamos. No entanto quem dentre nós admitiria que odeia a Deus?

   Na carta de Paulo aos Romanos, lemos: "se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho..." (Rm 5.10) O tema central do Novo Testamento é a reconciliação. Não há necessidade de reconciliação entre indivíduos que se amam. O amor de Deus por nós é inquestionável. A sombra da dúvida paira sobre nós. É o nosso amor por ele que está em questão. A mente natural do homem, o que a Bíblia chama de "mente carnal", é inimiga de Deus.

   A hostilidade natural que temos contra Deus se revela no pouco valor que conferimos a ele. Não o consideramos digno de nossa devoção total. Não temos prazer em contemplá-lo. Mesmo os cristãos muitas vezes encontram dificuldade em adorá-lo e encaram a oração como uma tarefa penosa. Nossa tendência natural é fugir da sua presença para o mais longe possível. Sua Palavra ricocheteia na nossa mente como uma bola de basquete ricocheteia na tabela.

   Por natureza, nossa atitude para com Deus não é simples-mente de indiferença. É uma postura de malícia. Fazemos oposição ao seu governo e recusamos seu domínio sobre nós. Nosso coração natural é desprovido de afeição por ele; é frio, congelado para com sua santidade. Por natureza, o amor de Deus não está em nós.

   Como Edwards escreveu, não é suficiente dizer que o homem natural encara Deus como um inimigo. Precisamos ser mais específicos. Nós o consideramos nosso inimigo mortal. Ele representa a mais alta ameaça possível aos nossos desejos pecaminosos. A repugnância que sentimos por ele é absoluta, não podendo ser maior. Nenhum argumento de filósofos ou teólogos poderia induzir-nos a amar a Deus. Detestamos até mesmo a idéia de sua existência e faríamos tudo que estivesse ao nosso alcance para livrar o universo de sua presença santa.

   Se Deus colocasse sua vida em nossas mãos, não estaria seguro nem por um minuto. Não iríamos ignorá-lo; iríamos destruí-lo. Essa acusação pode parecer-nos exagerada. Contudo, examinemos mais uma vez o registro do que aconteceu quando Deus veio ao mundo na pessoa de Cristo. Ele não foi simplesmente morto. Foi assassinado por homens malignos. As multidões queriam seu sangue. Não lhes bastava apenas desfazer-se dele; queriam humilhá-lo e zombar dele. Sabemos que foi sua natureza humana que pereceu na cruz; não a divina. Se Deus houvesse exposto a natureza divina à execução, deixando-a vulnerável aos cravos dos executores, Cristo estaria morto, e Deus, ausente do céu. Se a espada houvesse atravessado a alma de Deus, a revolução final teria tido êxito, e o homem agora seria rei.

   No entanto protestamos, afirmando que somos cristãos. Amamos a Deus. Experimentamos a reconciliação. Fomos nascidos do Espírito, e o amor de Deus foi derramado em nosso coração. Não somos mais inimigos, porém amigos. Tudo isso é verdade para o cristão. Contudo, precisamos ter cuidado e lembrar-nos de que nossas inclinações humanas naturais não foram aniquiladas com a conversão. Ainda permanece um vestígio da natureza caída, contra o qual precisamos lutar todos os dias. Ainda existe um cantinho da alma que não se deleita em Deus. Podemos constatar isso em nosso pecado contínuo e em nossa adoração letárgica. Essa verdade se manifesta até mesmo em nossa teologia.

   Historicamente, só existem três tipos genéricos de teologia, competindo pela aceitação dentro da igreja. São eles: Pelagianismo, Semi-pelagianismo e Augustianismo.

   Apenas o Agostianismo tem a graça como centro de sua teologia. Quando entendemos o caráter de Deus, quando compreendemos algo de sua santidade, então começamos a perceber a gravidade do nosso pecado e a nossa impotência. Pecadores impotentes só sobrevivem pela graça. Nossa força é inútil em si mesma; somos espiritualmente incapazes sem a assistência de um Deus misericordioso. Talvez não apreciemos falar sobre a ira e a justiça de Deus. Entretanto, só valorizaremos de fato o que ele fez por nós mediante a graça se compreendermos esses aspectos da sua natureza. O sermão de Edwards sobre os pecadores nas mãos de Deus não tinha por objetivo enfatizar as chamas do inferno, mas o Deus que nos segura e nos resgata do abismo. Somente suas mãos graciosas têm o poder de salvar-nos da destruição certeira.

    Como podemos amar um Deus santo? A resposta mais simples que posso dar a essa questão vital é que não podemos. Isso está além de nossa capacidade moral. Por causa de nossa natureza pecaminosa, só conseguimos amar um Deus não-santo, um ídolo que nós mesmos fabricamos. A menos que sejamos nascidos do Espírito, a menos que Deus derrame seu amor santo em nosso coração, a menos que ele desça em sua graça para mudar-nos, não o amaremos. Ele é quem toma a iniciativa de restaurar nossa alma. Sem ele, não somos capazes de fazer nenhuma justiça. Sem o auxílio dele, estaríamos condenados à alienação eterna da sua santidade. Só podemos amá-lo porque ele nos amou primeiro. Amar a um Deus santo requer graça. Uma graça tão forte que penetre nosso coração endurecido e desperte nossa alma moribunda.

   Se estamos em Cristo, já fomos despertados. Fomos ressuscitados da morte para a vida espiritual. No entanto, ainda estamos meio sonolentos e, às vezes, andamos como sonâmbulos. Conservamos um certo temor de nos aproximar de Deus. Ainda trememos aos pés da montanha santa.

   Contudo, à medida que aprofundamos nosso conhecimento dele, passamos a apreciar mais sua pureza e a sentir uma dependência mais profunda da sua graça. Aprendemos que ele é totalmente digno da nossa adoração. O fruto do amor crescente por ele é o aumento da reverência pelo seu nome. Nós o amamos agora porque reconhecemos seu amor. E porque vemos sua majestade que o adoramos. E só o obedecemos agora porque seu Santo Espírito habita em nós.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

POR QUÊ IGREJAS PRESBITERIANAS PELO MUNDO ESTÃO ACEITANDO PASTORES HOMOSSEXUAIS?

 

 

 

 

Por Augustus Nicodemus Lopes

 

Duas denominações presbiterianas acabam de decidir no plenário de suas Assembléias Gerais que homossexuais praticantes podem ser pastores nas igrejas delas.

   A primeira foi a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América (PCUSA). Veja a notícia aqui:

E ontem, foi a vez da Igreja Presbiteriana da Escócia. Veja a notícia aqui:

   Estas resoluções foram tomadas depois de muitos anos de conflitos internos e discussões teológicas. E em ambas as igrejas, o voto passou com uma maioria apertada. Os pastores, presbíteros, diáconos e membros destas denominações que discordam da decisão, e que por muito tempo lutaram para que ela não fosse aprovada, enfrentam agora o dilema de saber qual é a coisa correta a fazer. Com certeza, muitos sairão para outras denominações ou para formar novas igrejas; outros, ainda, permanecerão na esperança de que um dia as coisas mudem.

   A pergunta que não quer calar é como igrejas de origem reformada, que um dia aceitaram as confissões de fé históricas e adotaram os lemas da Reforma, especialmente o Sola Scriptura, chegaram a este ponto? Em minha opinião, o que está acontecendo hoje é o resultado lógico e final da conjunção de três fatores: a teologia liberal que foi aceita por estas igrejas, a conseqüente rejeição da autoridade infalível da Bíblia e a adoção dos rumos da sociedade moderna como norma.

   O processo pelo qual estas denominações passaram, uma na Europa e outra nos Estados Unidos, é similar. As etapas vencidas são as mesmas. Primeiro, em algum momento de sua história, em meados dos séculos XIX, o método crítico de interpretação da Bíblia passou a ser o método dominante nos seminários e universidades teológicas destas denominações. Boa parte dos pastores formados nestas instituições saíram delas convencidos que a Bíblia contém erros de toda sorte e que reflete, em tudo, o vezo cultural de sua época. Para eles, os relatos bíblicos dos milagres são um reflexo da fé dos judeus e dos primeiros cristãos expresso em linguagem mitológica e lendária (veja aqui um post sobre liberalismo teológico).

   Segundo, uma vez que a Bíblia não poderia ser mais considerada como o referencial absoluto em matérias de fé e prática, devido ao seu condicionamento às culturas orientais antigas e patriarcais, estas denominações aos poucos foram adotando as mudanças culturais e a direção da sociedade moderna como referência para suas práticas.

   Terceiro, com a erosão da autoridade bíblica e o estabelecimento da cultura moderna como referencial, não tardou para que estas igrejas rejeitassem o ensinamento bíblico de que somente homens cristãos qualificados deveriam exercer a liderança nas igrejas e passaram a ordenar mulheres como pastoras e presbíteras. As passagens bíblicas que impõem restrições ao exercício da autoridade por parte da mulher nas igrejas foram consideradas como sendo a visão patriarcal dos autores bíblicos, e que não cabia mais na sociedade moderna (veja aqui uma matéria deste blog sobre ordenação feminina).

   O passo seguinte foi usar o mesmo argumento quanto ao homossexualismo: as passagens bíblicas que tratam as relações homossexuais como desvio do padrão de Deus e, portanto, pecado, foram igualmente rejeitadas como sendo fruto do pensamento retrógrado, machista e preconceituoso dos autores da Bíblia, seguindo a tendência das culturas em que viviam. A igreja cristã moderna, de acordo com este pensamento, vive num novo tempo, onde o homossexualismo é comum e aceito pelas sociedades, inclusive com a aprovação do Estado para a união homossexual e benefícios decorrentes dela.

   E o resultado não poderia ser outro. O único obstáculo para que uma igreja que se diz cristã aceite o homossexualismo como uma prática normal é o conceito de que a Bíblia é a Palavra de Deus, inerrante e infalível única regra de fé e prática para o povo de Deus. Uma vez que esta barreira foi derrubada - e a marreta usada para isto sempre é o método crítico e o liberalismo teológico - não há realmente mais limites que sejam defensáveis. Pois mesmo os argumentos não teológicos, como a não procriação em uniões homossexuais e a anormalidade anatômica e fisiológica da sodomia, acabam se mostrando ineficazes diante do relativismo da cultura moderna. E as igrejas que abandonaram a autoridade infalível da Palavra de Deus acabam capitulando aos argumentos culturais.

   Nem todos os que adotam o método crítico são favoráveis ao homossexualismo. E nem todos liberais são a favor da homossexualidade. Mas espero que as decisões destas duas igrejas, que têm em comum a adoção deste método e a aceitação do liberalismo teológico, sirvam como reflexão para os que se sentem encantados com o apelo ao academicismo e intelectualismo da hermenêutica e da teologia liberais.

Veja o artigo relacionado:

 

 

Fonte: [ O Tempora, O Mores! ]

 

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

  CRISTIANISMO – Único sistema de pensamento capaz de adquirir e fornecer informação correta sobre a realidade

 

   Durante toda a história o ser humano busca incansavelmente o conhecimento e a verdade, porém, todas suas teorias e métodos o levam ao vazio e a dúvidas ainda maiores. “Só sei que nada sei” foi a conclusão óbvia de Sócrates após investigar e refletir sobre a realidade.

   O homem caído é incapaz de chegar ao conhecimento da verdade por causa dos efeitos noéticos do pecado. Sua depravação não é apenas moral, antes de tudo é uma depravação intelectual. Sua mente está ofuscada e confundida pelo pecado que o corrompeu e afastou de Deus, o autor de todo conhecimento. A mente do homem não-regenerado está em escuridão, e seus pensamentos são inúteis:

Portanto, em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os pagãos, pois os pensamentos deles não têm valor, e a mente deles está na escuridão. Eles não têm parte na vida que Deus dá porque são completamente ignorantes e teimosos.” (Efésios 4:17-18)

   O empirismo de Locke, o ceticismo de Hume, o estruturalismo de Derrida, o existencialismo de Kierkegaard, a fenomenologia de Husserl, as idéias de Marx, o racionalismo de Descartes, e tantos outros “ismos” que o homem produziu ao longo da história são frutos de sua confusão lógica e do seu distanciamento do Criador.

O ser humano, por causa do pecado em sua mente, geralmente não consegue pensar de forma racional e lógica, e quando o faz, parte de premissas erradas, e isso o leva a conclusões igualmente erradas.

Somente por meio da regeneração operada pelo Espírito Santo, que dá vida e santifica a mente dos eleitos, eles podem conhecer a verdade, e essa verdade os liberta da ignorância e da rebelião contra o verdadeiro conhecimento.


O SENHOR JESUS CRISTO DISSE:

“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6)

 

   Ele é o LOGOS, o conhecimento, a razão, a lógica e a verdade. Nele, por Ele e para Ele todas as coisas foram criadas, e somente Ele pode resgatar o homem da tolice e confusão intelectual. Cristo é a verdade não apenas religiosa, mas também ética, moral, epistemológica, metafísica, científica, política, artística, filosófica e intelectual. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

“… e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos.” (Colossenses 2:2b-3)

   A Escritura ensina que para o homem começar a ter sabedoria é necessário temer a Deus. Sem esse temor, o homem é um completo ignorante, nem ao menos começou a ter qualquer tipo conhecimento verdadeiro.

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre.” (Salmo 111:10)


Por isso a Escritura afirma:

“É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados.” (Efésios 4:23)


A ciência secular pós-moderna, que tira Deus do processo lógico, está fadada ao fracasso. É necessário que o homem se humilhe e reconheça sua impotência e incompetência em adquirir informação. Aqueles que se julgam sábios aparte de Deus são tolos, e estão enganando a si mesmos.

  “Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos.Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação.” (1 Coríntios 1:19-21)

   Portanto, só há um sistema de pensamento correto, legítimo, verdadeiro e invencível: o CRISTIANISMO. Todos os outros são meras tentativas carnais e fracassadas de se chegar ao conhecimento. Nenhum deles (empirismo, marxismo, existencialismo, agnosticismo, ceticismo, racionalismo secular, etc) pode responder as questões últimas da vida, e consequentemente, nenhum deles pode dar resposta a qualquer outra pergunta, mesmo as mais simples.

   Nós cristãos, que temos a mente de Cristo, podemos derrubar facilmente qualquer argumento secular contra a verdade, e massacrar qualquer filósofo não-cristão num debate. Basta nos armarmos da Escritura, e sabermos manejá-la corretamente.

“As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos idéias falsas e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo.” (2 Coríntios 4-5)

   Venha a nós o Teu reino. Amém!


This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

 

 

 

 Não negociamos princípios!

O desabafo de um pastor contra a tal da “homofobia” -  por Gilson Souto Maior Junior*

 

   Para a tristeza de todos aqueles que amam a Palavra de Deus e buscam viver uma vida digna de modo sóbrio, justo e piedoso, no último dia 5 de maio o STF e seus nobres juízes decidiram de modo despótico algo que a maioria da população brasileira não aceita: a idéia de que um “casal” homossexual seja visto como uma unidade familiar. Não se viu o bem comum, mas apenas o bem de um grupo que deseja se sobrepor sobre os outros como se não houvesse leis que protegessem o ser humano. As leis devem cumprir seu papel de defender os bons costumes e a integridade do ser humano e não favorecer grupos exclusivos.

   Nossa palavra não é contra os homossexuais. A Igreja é contra o homossexualismo! Ninguém em sã consciência deve tratar mal um homossexual, mas deve ajudá-lo segundo as Escrituras, pois Deus fez homem e mulher, estabelecendo um parâmetro familiar entre macho e fêmea, não entre pessoas do mesmo sexo (Gn. 2:24). Reiteramos nossa posição de forma clara já que nossa submissão é a Palavra de Deus em primeiro lugar, pois “... É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!” (At. 5:29).

   Sim, homossexualismo é pecado e desagrada a Deus, ou “Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos” (1Co. 6:9). Nossa posição é contra aqueles “que praticam imoralidade sexual e os homossexuais, para os seqüestradores, para os mentirosos e os que juram falsamente; e para todo aquele que se opõe à sã doutrina” (1Tm. 1:10). Continuaremos a ensinar o que a Bíblia diz: “Não se deite com um homem como quem deita com uma mulher; é repugnante” (Lv. 18:22). No hebraico “deitar” significa “copular, um lugar onde se dorme e geralmente de conotação sexual entre homem e mulher”. Sim, a Bíblia é clara que “Se um homem se deitar com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato repugnante...” (Lv. 20:13).

   Sim, continuaremos manifestando nossa posição e não vamos nos calar, mesmo que nos ameacem. Vamos lutar pelo nosso direito de expressão, pois acreditar no que quiser é um direito essencial a cada ser humano. A consciência é foro íntimo, inviolável, sobre o qual outros não podem legislar. Mas muitos dos defensores do homossexualismo, em nome da “diversidade” querem tornar todos iguais e calar os “radicais”, os “conservadores”, os “fundamentalistas”, querem depreciar a fé e a consciência dos que não concordam, tentando pichá-los de “ignorantes” e “fora-da-lei”. Esquecem, entretanto, que faz parte da nossa humanidade termos nossas próprias ideias, convicções e crenças. E é daqui que procede a liberdade de expressão, que consiste no direito de alguém declarar o que acredita e os motivos pelos quais acredita de determinada forma e não de outra. Nesse direito está implícito o “contraditório”, que é a liberdade de crítica e posicionamento contrário às expressões ou manifestações de outras pessoas em qualquer área da vida. A liberdade de consciência diz respeito ao que cremos, intimamente, e a liberdade de expressão é a manifestação externa dessas crenças.

   A liberdade de consciência e de expressão do pensamento é garantida pela Constituição, sendo garantida a inviolabilidade dessa condição de igualdade. Se todos são iguais, todos podem expressar suas ideias, pensamentos e crenças, desde que os direitos dos outros sejam respeitados. Ao tratar dos direitos e garantias fundamentais, a Constituição diz que “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato” (Art.5º - IV) e que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias” (Art.5º - VI). A liberdade de expressão religiosa é decorrente da liberdade de consciência e consiste no direito das pessoas de manifestarem suas crenças ou descrenças. Aqui se incluem adeptos das religiões, do ateísmo e do agnosticismo. Conforme o mesmo artigo “ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política...” (VIII).

   Portanto, não negociamos princípios. Somos contra o homossexualismo, não aceitamos a decisão do STF e não aceitamos chamar essas “uniões” de família. Somos fundamentalistas, porque cremos em fundamentos inabaláveis e eternos; somos conservadores sim, pois queremos conservar a célula mãe da sociedade, a família.

   Querem nos chamar de radicais? Pois nos chamem, pois nosso compromisso é radical por Aquele que fez tudo por nós e morreu na cruz para pagar nossos pecados. Cremos na restauração do ser humano e continuaremos pregando que a homossexualidade é pecado, que os homossexuais precisam de conversão e que a graça de Deus é capaz de restaurá-los.

*Gilson Souto Maior Junior, pastor sênior da Igreja Batista do Estoril, professor de Antigo Testamento e Hebraico na Faculdade Teológica Batista de Bauru – Fateo.

 

 
 

 = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

 

  PASTOR E FAMÍLIA SÃO AMEAÇADOS DE MORTE POR EXTREMISTAS

 

 

   Um líder cristão paquistanês, juntamente com sua família, faz parte do número crescente de cristãos ameaçados de morte por extremistas islâmicos. São eles o pastor Javaid Austin, 60 anos, presidente e fundador da Igreja Luz da Cidade, em Lahore, sua esposa Rubina e seus filhos Azeem, 26 anos, Waseem, 24 anos, e Naeem, 23 anos.

 

   No dia 7 de abril de 2011, o pastor disse que recebera ameaças de morte por extremistas muçulmanos desconhecidos. Ele disse que costumava conduzir orações de cura e cruzadas em sua igreja para os deficientes e enfermos e que, não somente cristãos, mas também muçulmanos frequentavam as reuniões de oração “para serem curados de suas doenças”. 

 

   Ele contou que, em 2003, um deficiente muçulmano lhe pediu oração. Então, participou de uma reunião de oração e pareceu muito alegre quando oraram por ele. “Ele estava muito feliz e louvava a Deus, passando a frequentar as reuniões de oração”, disse o Pastor Javaid.

   Quando viu que Deus estava operando em sua vida, ele doou um terreno para os pobres e necessitados e pediu ao Pastor Javaid para dividi-lo para contruir um prédio para a igreja, uma escola cristã e casas para 125 famílias pobres. E assim foi feito.

   Entretanto, quando alguns muçulmanos da região ouviram que um muçulmano tinha doado um grande terreno para os cristãos, ficaram furiosos. Eles queriam impedir que o terreno fosse usado e, por duas vezes, atacaram a comunidade cristã quando estava reunida para cultuar. 

   Por fim, abriram um processo de falsa propriedade contra o Pastor Javaid, dizendo que ele tinha ocupado o terreno ilegalmente. Mas, quando o pastor mostrou os documentos de posse ao tribunal, o caso foi decidido em seu favor.

   Após o encerramento deste caso, um extremista muçulmano abriu outro processo, alegando que o pastor estava “convertendo muçulmanos ao cristianismo à força”, o qual também foi comprovado como “falso”. 

   Em 14 de janeiro de 2004, os muçulmanos furiosos atacaram a igreja durante uma reunião de oração e também as casas dos cristãos. Muitos irmãos ficaram feridos e tiveram suas casas danificadas. 

   Embora o pastor e os membros da comunidade tenham registrado a queixa em uma delegacia próxima, a polícia não tomou nenhuma ação legal contra os culpados. O Pastor Javaid informou que, desde então, tem recebido “repetidas ameças por telefone que continuam até hoje”. Ele foi avisado de que enfrentaria “consequências graves” caso não desista do terreno.

 

 

Fonte: ANS

Tradução: Getúlio Cidade


 

 

Paquistão (11º) - Leia também

29/12/2010

25/3/2010

7/12/2006  

2/10/2006  

11/7/2006